A visitação do Parque do Cocó, quarto maior parque urbano da América Latina, atingiu a marca de 106 mil visitantes no primeiro semestre de 2019, segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O valor é quase metade do número de pessoas que visitaram o parque entre os anos de 2015 e 2018, cerca de 230 mil.

No Parque Estadual Botânico, em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, o número de visitantes também cresceu. Em 2015 cerca de 16 mil pessoas visitaram o espaço. Em 2018, o número chegou a mais de 30 mil. Somente no primeiro semestre de 2019, o número já chega a metade de visitantes do ano passado, cerca de quase 15 mil pessoas.

O número de escolas e universidade que organizam caravanas para visitar o parque botânico, também cresceu. Em 2014, o parque da Caucaia recebeu 45 visitas de excursões em grupo. Em 2016, o número cresceu para 240 , e, em 2018, foram registradas 394 visitas de caravanas escolares, universitárias e outros grupos.

“Essa movimentação mostra que o público está se apropriando destes espaços verdes, ampliando a sensação de pertencimento e valorizando o patrimônio natural”, conta Artur Bruno, secretário da Sema.

Segundo a Sema, uma ação que influenciou o crescimento da visitação foi o Programa Viva o Parque, que procura realizar atividades que estimulem o contato da população com a natureza. As ações acontecem nas manhãs de domingo, tanto no Parque do Cocó, em Fortaleza, como no Parque Botânico, em Caucaia.

Fonte: G1