Festival For Rainbow celebra a diversidade com programação gratuita no Dragão do Mar

Festival For Rainbow celebra a diversidade com programação gratuita no Dragão do Mar

O For Rainbow começou sua história como festival de curta metragem e, ao longo da trajetória, evoluiu para alcançar filmes internacionais. Consolidando-se como um espaço de resistência pela liberdade sexual e de gênero no Ceará, o evento alcança sua 12º edição com o tema “Respeite as caras”. O evento tem início hoje, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com programação de filmes, shows, exposições, debates, performances e lançamento de livros.

O evento contou com 1800 inscrições, entre longas e curtas-metragens nacionais e estrangeiros na Mostra Competitiva Internacional. Buscando traduzir a diversidade sexual e de gênero por meio de filmes inéditos, a curadoria dos 24 selecionados foi feita pelo cineasta pernambucano Leo Tabosa, a jornalista e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Cida de Sousa e pela fotógrafa Júlia D’Ávila. Eles concorrem, em 13 categorias, ao Troféu Elke Maravilha.

“O For Rainbow é um festival afirmativo, e todos os filmes selecionados transmitem essa ideia. Nossa preocupação é lançar um olhar sobre a realidade que nos aproxima, sobre o que de fato é importante discutir no momento”, explica a diretora do Festival, Veronica Guedes. Dos quatro longas-metragens selecionados nesta edição, quatro deles são brasileiros. “Essa escolha é, antes de tudo, uma opção política. Precisamos ser esse lugar de fala e de resistência”, completa.

 

“Hoje vivemos um momento muito preocupante para a comunidade LGBT no Brasil. Por isso é importantíssimo que a gente tenha um evento que dê visibilidade para essa comunidade, com um lugar onde todo mundo possa se encontrar e ter um espaço de fala”.

 

12º For Rainbow 

Quando: 21 a 27 de novembro

Onde: Centro Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81)

Quanto: Gratuito

Informações: 3488-8600

 

Fonte: Site O Povo

 

2018-11-23T16:30:52+00:00